Páginas

11 de ago. de 2010

Como se sentir vivo

Como é bom se espreguiçar pelas manhãs

Como se sentir vivo
Se sentir vivo é naturalmente, algo que todos que estão lendo isso sabem como é. Afinal, se você não estivesse vivo, não estaria lendo isso. Enfim, este artigo te dará algumas ideias para pensar sobre como se sentir vivo - mais especificamente, tentar gerar uma reflexão de como você vive sua vida.

A Rotina
Às vezes você está preso em uma rotina que acaba esmagando seu ânimo. Infelizmente todos temos de trabalhar e como dizem, se trabalho fosse bom, não seríamos pagos para fazê-lo. Felizmente, a mudança muitas vezes não envolve ações radicais como pedir demissão.
É fato que seu cérebro gosta de rotina, ele é preguiçoso por natureza e vai querer absorver a menor quantidade de informações possível, ligando o piloto automático sempre que você se acostumou com alguma coisa e já fez tal coisa com sucesso anteriormente. Consequentemente, quando algo novo lhe é apresentado, ele fica todo "ai, preciso prestar atenção, isso talvez seja importante!" e aí ocorrem as famigeradas reações químicas e ligações de neurônios e etc tal (coisa que um biólogo poderia explicar melhor do que eu) e você fica mais desperto, consegue se concentrar melhor (ou não), o tempo parece passar mais lentamente e as emoções se intensificam.

Saindo da Rotina
Um caminho a se seguir é simplismente o óbvio, tentar sair da rotina! Novamente, nenhuma ação drástica é necessária. Você pode tentar pegar caminhos diferentes de que estava acostumado para se locomover ao trabalho, e dessa vez, tentar observar a paisagem por onde anda, em vez de apenas querer que as pessoas saiam da sua frente para chegar logo ao trabalho. Se vai de carro, tente ir de metrô, de ônibus, de bicicleta, a pé. Essas experiências te proporcionarão outras visões de mundo, se pensar mais amplamente na situação das outras pessoas que compartilham seu mesmo trajeto de viagem.
Está aí outra oportunidade de tentar coisas novas. Você passa por centenas de pessoas todos os dias e ignora todos? Que tal tentar conversar com alguém, especialmente se o trajeto é longo? Ficaria surpreso de como as pessoas estão abertas a diálogos despretensiosos. Não precisa, é claro, sair falando com todo mundo e nem se forçar a isso. Pode começar com pessoas familiares - as que você vê todo dia - como o cobrador do ônibus, ou com o mendigo que sempre está na porta do seu prédio, sempre pedindo dinheiro para mesma medicação há décadas. Talvez seja apenas de uma conversa o ajude mais do que a medicação ou o dinheiro.

O que me faz sentir vivo?
Todos os conselhos acima ajudam a estimular e libertar sua capacidade de análise e pensamento, a ter uma experiência de vida mais rica. Afinal, vivemos para viver, e não para trabalhar! (pelo menos em teoria)
Isso ajudará muito a desenvolver seu cérebro para que você entenda o que quer fazer, sobre as coisas que te trazem prazer genuíno, e não apenas o alívio alienador de fuga, quando não queremos pensar nos problemas e ligamos a TV em filmes e desenhos animados.

E é isso que proponho, que pense no que te deixa animado, o que te faz feliz. Talvez seja algo que esteja embaixo do seu nariz mas não consegue perceber simplismente porque não parou sua vida frenética para pensar e buscar essas coisas. Pare para tomar um chá, desligue a TV na hora do almoço, tire uma manhã e vá ao parque, apenas para passear. Você se surpreenderá como se sentirá vivo e enxergará coisas na sua vida que eram tão óbvias e não enxergava antes.

Correndo riscos!
Talvez você já faça tudo isso, seja a pessoa mais versátil e sociável que exista. Talvez seu problema não seja analisar, mas sim fazer coisas que você já sabe que te fazem sentir vivo. É aí que entra sua iniciativa; é necessário arriscar.

Não ter medo de mudar é um dos fundamentos essenciais. Se permita fazer o que quer, mesmo que possa parecer egoísta, não-produtivo e vá contra coisas que você acreditava antes. Pessoas mudam e o que elas acreditam também. Aceite que você é uma metamorfose ambulante e o que quer que seja que te empolga hoje, talvez não empolgue mais amanhã, seja você mesmo.

Se você acha que o que te faz sentir vivo é algo que está longe de ser verdade, comece a buscar isso. Comece a estudar a melhor maneira de se aproximar dessa situação, um passo de cada vez. Se você quer muito ser um grande chef de cozinha, comece aprendendo a fazer miojo. Se gosta de alguém, tente direcionar suas conversas para melhor conhecê-la (se ainda não conversa, comece a puxar assunto).
Gradativamente caminhe ao seu objetivo, não corra para não levar um tombo e desanimar!

3 comentários:

Por favor, compartilhe seu conhecimento conosco!