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2 de ago. de 2010

Starcraft 2 - Primeiras Impressões


Depois de ANOS de espera, a Blizzard finalmente lançou o esperadíssimo StarCraft 2. Comecei a jogar o primeiro jogo alguns meses após seu lançamento, no finalzinho de 1998. Antes, já havia jogado jogos de estratégia como Dune 2 e WarCraft, mas esse jogo revolucionou o conceito e estratégia e tática em jogos... não é à toa que virou esporte na Coréia e ainda é um dos jogos digitais mais jogados no mundo todo, mais de 10 anos depois.

Dune 2, da Westwood Studios
Possivelmente o criador do gênero estratégia em tempo real como o conhecemos hoje em dia.

Jogo em 3D
Com um pé atrás devido ao Warcraft 3, que 'evoluiu' do 2D pro 3D, ficando bem mais lento do que o WarCraft 2 e do que o StarCraft 1, achei que o StarCraft 2 também teria uma jogabilidade menos ágil, porém o jogo parece continuar rápido o suficiente para os jogadores mais experientes se divertirem "micrando", ou seja, usando o Micro Management (que consiste em utilizar todas suas unidades da maneira mais eficiente possível, quebrando o tabu dos jogos de estratégia de que um número alto de qualquer tropa sempre vence o adversário).

Qualidade de Gráficos
O Starcraft 2 está detalhadíssimo. Para os geeks de plantão, é claro que existem jogos bem mais detalhados e visualmente impressionantes hoje em dia, mas creio que a Blizzard fez um bom trabalho equilibrando o processamento com o visual; ou seja, os gráficos não podem ser tão detalhados pois assim o computador aguenta todo aquele exército na tela e (tenta) não ficar lento... "tenta" porque quando o jogo está lotado de robôs protoss soltando raios de tudo quanto é canto e ainda por cima camuflados com a nave-mãe, dá umas travadinhas no meu i7 - GeForce GTS 250.


Protoss tá muito cheater nesse jogo.


Dublagem em Português...
Para quem sempre jogou a versão em inglês do jogo original... devo dizer que a primeira impressão é bem decepcionante. Escutar o SCV dizendo "quero manteiga no biscoito" e o Marine dizendo "tá afim de treta muleque" com sotaque carioca é no mínimo constrangedor. Ambunave, Firebat traduziram ao pé da letra para "Morcego de Fogo" e Zealot virou "Fanáticus", vai entender...

Enfim, com o tempo acostuma-se, pelo menos eu já acostumei. Principalmente com as hotkeys totalmente mudadas, mas parece que no próprio menu do jogo dá pra configurar como você quiser (acho).
Felizmente, há alguns "patches" customizados de jogadores insatisfeitos que trocam pelo menos as vozes com as originais, é só procurar no Google.

Música
Não sei se é porque eu passei uns 8 anos da minha vida jogando e escutando as músicas do StarCraft 1, não sei se as vozes da dublagem em português acaba estragando... mas não achei a trilha sonora tão trabalhada quanto a do primeiro jogo (a maioria delas parecem ser remixagens das músicas antigas) ou como as trilhas do Diablo e do WarCraft 2, que são fantásticas e te fazem entrar no clima do jogo rapidamente. Enfim, preciso jogar/escutar mais e depois volto a escrever aqui.


Campanha de Single Player
Agora a história não é tão linear como no primeiro jogo. Você escolhe quais missões quer fazer e meio que decide qual rumo tomar, se vai ser um cara mais "do bem" que ajuda os necessitados ou se quer ser um mercenário e só ir atrás de missões que dão dinheiro. No geral, a história é bem envolvente!

Cada missão tem seu pagamento em dinheiro que você pode usar para contratar mercenários (espécie de heróis - unidades com mais vida e ataque), melhorar equipamentos das suas unidades (aumentar alcance dos tiros, dar mais armadura ou pesquisar novas armas para suas unidades) e melhorar suas construções (bunker - ou "casamata" - com espaço para até 6 unidades).

Bunker (casamata) com espaço para 6 unidades e canhão no topo...
Esse tipo de construção só é acessível no modo singleplayer ou em mapas customizados.


Fora a grana, você também ganha pontos de pesquisa protoss e zerg, podendo pesquisar tecnologias e unidades novas, mas como todo bom RPG com replay factor, você só pode seguir um caminho na "skill tree" e se quiser saber como seria ter outras habilidades, terá de jogar de novo e pesquisar coisas diferentes.

Detalhe: a história toda do singleplayer se passa seguindo os passos do Jim Raynor (que ganhou cabelo nesse jogo), então parece que você basicamente só joga com Terrans. No meio de cada missão você pode conversar com pessoas, andar por aí (bem limitadamente, mas pode), escutar música, ver fotos e etc.
Vai ter mais duas expansões onde você vai seguir a história com os Zergs e depois com os Protoss - isso será divertido, quero ver como eles será esse modo de jogo singleplayer dessas raças.... você andando num boteco Zerg, controlando a Kerrigan, conversando com minhocas mutantes e bolando planos para exteminar as outras raças...

Modo singleplayer - converse com a galera para adquirir informações, contrate mercenários para ajudá-lo nas missões e faça pesquisas para melhorar suas unidades, entre outros...

StarCraft 2 é legal?
Para quem gosta de Role Playing, o singleplayer parece divertir por horas a fio! O multiplayer basicamente é o mesmo do primeiro jogo, mas muito mais customizável para mapas de usuários (ainda vão surgir muitos daqueles mapas de Tower Defense super divertidos). Parece que mudou o sistema de ladder e pontuação, mas como eu não me interesso por isso, nem vi ainda.

Enfim, joguei muito pouco ainda mas é divertido! Como esse blog não é marketeiro, posso dizer que não estou tãããão empolgado assim com o jogo. É legal? É bem legal, tanto que comprei o jogo online logo após jogar 1 horinha com uma guest key de um amigo... mas jogar viciadamente e ficar sem dormir? Hmmm talvez eu tenha passado dessa época...

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